NÃO PERCAM O MOMENTO AMAPÁ DESTA QUINTA FEIRA (03.11).
O PROGRAMA ESTÁ IMPERDIVEL!!!
HAVERÁ UMA ENTREVISTA COM O PROFESSOR PAULO CAMBRAIA, ELE É UM DOS ORGANIZADORES DA PRODUÇÃO DO LIVRO "DO LADO DE CÁ: FRAGMENTOS DE HISTÓRIAS DO AMAPÁ".
O LIVRO SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA FEIRA A PARTIR DAS SETE DA NOITE NO CENTRO CULTURAL FRANCO AMAPAENSE.
O PROGRAMA COMEÇA AS 09h40 PELO HORÁRIO DE MACAPÁ. NÃO PERCAM!!!
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Agenda Cultural
SEXTA FEIRA
Poesia na Boca da Noite
17h
Hoje tem Poesia na Boca da Noite na orla da cidade. O movimento de poetas e amantes da poesia será concentrado no Araxá a partir das cinco horas da tarde.
Apresentação Teatral
19h
Nesta sexta e sábado a Cia. Cangapé irá apresentar o espetáculo A Revolta dos Perus. O espetáculo será no Teatro das Bacabeiras a partir das sete da noite. Vale a pena conferir!
Festival do Camarão
De 21 à 24 de julho
E o tradicional Festival do Camarão em Afuá no interior do Pará já está acontecendo. A festa leva todos os anos milhares de pessoas ao município para as programações culturais da festividade. A festa iniciou a programação no dia ontem e vai até domingo.
Festa de São Tiago
De 16 à 25 de julho
Aqui no Amapá tem a festa em homenagem a São Tiago. A batalha entre Mouros e Cristãos todos os anos é recontada através de encenações feitas pelos próprios moradores do município. A programação iniciou no dia 16 e segue até o dia 25 de julho.
Festa de São Cristóvão
De 16 à 25 de julho
Tem também a programação do padroeiro dos motorista, São Cristóvão. A data é marcada por uma peregrinação de motoristas pelas ruas de Macapá, além de um arraial e sorteio de brindes. A programação em louvor ao Santo iniciou no dia 16 de julho e segue até o dia 25.
Confira a programação para este fim de semana nos cinemas de Macapá e Santana:
Cine Macapá
Assalto ao Banco Central
16h45
19h
21h20
No Cine Macapá tem a estréia de Assalto ao Banco Central.
Cine Santana
Os Pinguins do Papai
16h50
19h
21h10
E continua em cartaz o filme Os Pinguins do Papai.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Alongamentos
Os alongamentos geralmente são vistos pela maioria das pessoas como algo massante, mas, que tem que ser feito. Pois bem, encontrei um site que tem uma matéria muito legal a respeito deste tema, acompanhem:
Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
FONTE: http://www.alongamentos.com/
Os benefícos desta prática são inúmeros vão desde a redução das tensões musculares ao relaxamento, facilitação de exercícios físicos e ativamento da circulação. Pena que muita gente não faça desta prática um hábito. Em Macapá, por exemplo, no Complexo Beira Rio (Orla da cidade) é muito comum os amapaenses realizarem suas caminhadas e exercícios físicos sem o acompanhamento de um profissional ou mesmo, sem fazer um alongamento antes dos exercícios. Mas, é fato que tanto antes quanto depois dos exercícios, tem que ser feito o alongamento.
Como fazer?
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Evite balançar o corpo, pois enrijecem o músculo que passando pelo alongamento. Para um alongamento correto, a pessoa deve estar numa posição confortável e, deverá sustentar essa posição relaxando o músculo. O ideal é que a pessoa permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Para evitar problemas, não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
Marcadores:
alongamento,
exercícios,
importância,
saúde
SÓ FLORES
O BAIRRO DAS FLORES
O BAIRRO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ANTES CONHECIDO COMO UM DOS MAIS VIOLENTOS DE MACAPÁ, AGORA É CONSIDERADO PELOS MORADORES COMO O MELHOR BAIRRO DE SE VIVER.
SEGUNDO ELES, LÁ NÃO EXISTE VIOLÊNCIA, AS RUAS SÃO BEM PAVIMENTADAS, O FORNECIMENTO DE LUZ E DE ÁGUA SÃO OS MELHORES E AINDA PODEM CONTAR COM A GERAÇÃO DE EMPREGO EM ALTA.
QUEREM SABER COMO EU CONSEGUI ESSAS INFORMAÇÕES?
ESTIVE POR LÁ ONTEM (18.07) PARA VERIFICAR JUNTO À COMUNIDADE QUAIS OS PROBLEMAS QUE OS MORADORES ENFRENTAM NO BAIRRO. MAS, PARA A MINHA SURPRESA, ALGUNS MORADORES SE RECUSAM À FALAR SOBRE OS PROBLEMAS, PORQUE SERÁ????? ALGUM PALPITE????
SÓ PRA LEMBRAR:
NA SEXTA FEIRA PASSADA (15.07) O NOME DO BAIRRO PERPÉTUO SOCORRO FOI SORTEADO AO VIVO PELA APRESENTADORA ELAINNE JUAREZ NO AMAZONIA TV, O MOTIVO? O BAIRRO SERÁ MOSTRADO NO PROGRAMA JORNALÍSTICO DURANTE ESTA SEMANA, SERÃO MOSTRADOS BOAS INICIATIVAS (POSITIVO) E A FALTA DE ESTRUTURA DO BAIRRO (NEGATIVO). NA SEMANA PASSADA O FALA COMUNIDADE ESTEVE NO BAIRRO MAIS POPULOSO DE MACAPÁ, O BURITIZAL, NESTE, OS MORADORES BOTARAM A BOCA NO TROMBONE E FALARAM MESMO.... OS INSATISFEITOS DO BAIRRO PERPÉTUO SOCORRO BEM QUE PODERIAM SEGUIR ESSE EXEMPLO.... FICA A DICA!!!!
Marcadores:
bairro das flores,
Perpétuo Socorro
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Feira Quilombola
No próximo sábado, 18 de junho será realizada a 2ª Feira Quilombola do Estado. O evento conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e a Coordenação Estadual das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas do Amapá (Conaq/AP).
O evento tem como objetivo comercializar os produtos das comunidades rurais afrodescendentes do Estado, os produtos quilombolas oferecidos na feira são: as plantas medicinais como barbatimão, verônica e mangaba; ervas étnicas para banhos aromáticos, tipo arruda e catinga de mulata, além de plantas ornamentais, como a Cama de Menino Jesus, o açaí, biscoito de castanha de caju e de castanha-do-pará, farinha de mandioca, macaxeira, batata doce, banana, abacaxi, farinha de tapioca, polpa de frutas, e aves como pato, frango e ovos caipiras, além do artesanato utilitário e decorativo, comidas típicas como o vatapá, tacacá, mingau, e apresentações de marabaixo e de quadrilhas juninas em homenagem ao mês de junho.
O evento será realizado ao lado da União dos Negros do Amapá (UNA), bem em frente a Escola Azevedo Costa no Laguinho. O horário para visitação será de 13h às 23h do sábado.
Marcadores:
feira afrodescendentes,
negos,
produtos
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Marcha da Liberdade
Mais de 30 estados brasileiros estão se mobilizando em favor da Marcha da Liberdade, movimento político e cultural descentralizado e apoiado por diversos coletivos e movimentos sociais. As principais bandeiras do movimento são a liberdade de organização e expressão, a exigência de uma democracia mais participativa e efetivamente voltada para os cidadãos, o protesto contra a violência em qualquer âmbito da sociedade, melhorias na educação e saúde. No Amapá, não poderia ser diferente: vamos nos reunir no próximo sábado (18/06), a partir das 14h (concentração na Praça da Bandeira), seguindo pelas principais ruas do Centro de Macapá com retorno á praça onde haverá diversas atividades artísticas, culturais e discussões livres.
O movimento Marcha da Liberdade é realizado com a ampla participação da população, integrando diversas esferas da sociedade como estudantes, coletivos artísticos e culturais, movimentos sociais, grupos acadêmicos e qualquer cidadão que apoie o amplo objetivo da marcha: Liberdade – de expressão, de manifestação, de protesto e de pensamento, com ações pacíficas, lúdicas e fundamentadas na criatividade e na consciência comum. O movimento não mantém vínculo formal com nenhuma entidade partidária, sindical ou de qualquer natureza.
A Marcha da Liberdade Amapá integra o movimento livre Marcha Nacional da Liberdade, que acontecerá em diversas cidades brasileiras, simultaneamente, no sábado, dia 18 de junho.
Karen Pimenta
(96) 8127-8495/ 3225-1281
@karenpimenta_
skype: karenpalafita
msn: karensantospimenta@hotmail.com
Marcadores:
Amapá,
marcha da liberdade,
protesto
terça-feira, 14 de junho de 2011
E AGORA?
Extraído da Coluna Gazetilha do Jornal A Gazeta.
INDIGNADOS
INDIGNADOS
Acadêmicos da primeira turma de Direito da Fama, concluintes do curso, estão indignados com a faculdade que extraviou todos os documentos deles. As pastas com históricos simplesmente sumiram e contratos estão sendo assinados retroativos ao início. Os alunos temem que a desorganização possa comprometer a avaliação do curso que deverá sofrer uma inspeção do MEC nos próximos dias.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Programação Cinemas
CINE MACAPÁ
SALA I
KUNG FU PANDA 2 - SESSÕES: 17:00-19:00-21:00
SÁBADO E DOMINGO SESSÃO EXTRA ÀS 15:00
SALA II
X-MEN PRIMEIRA CLASSE - SESSÕES: 16:20-19:00-21:40
CINE SANTANA
SALA I
PIRATAS DO CARIBE 4 - NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTÉRIOSAS - SESSÕES: 15:40-18:30-21:20
SALA II
THOR-O DEUS DO TROVÃO - SESSÃO: 16:40
VELOZES E FURIOSOS 5-OPERAÇÃO RIO - SESSÕES: 19:00-21:20
Teatro
AS DOMÉSTICAS invadem o Teatro das Bacabeiras nos dia 9, 10 e 11 de junho
Por Genário Dunas
DO ENCONTRO DOS ATORES
DA CONCEPÇÃO DA DRAMATURGIA
FICHA TECNICA
ELENCO:
Por Genário Dunas
Inspirada no universo das empregadas domesticas, a comédia AS DOMÉSTICAS, revelam os bastidores do cotidiano de quatro mulheres, ligadas ao trabalho e a suas patroas: Dalvinha, a mais jovem, apresenta-se como a dondoca, a mais rebelde das empregadas e seguidora das novas tendências do mundo contemporâneo. A sua principal reclamação contra a sua patroa, a Dona Cristofálica, está na sua remuneração. Sua patroa lhe paga dobrado, ou seja, de dois em dois meses; A Fatinha, tem um espírito de liderança. Está sempre aprontando para cima das amigas. É metida a intelectual, mas vive decorando tudo errado. Com um português mal conjugado na ponta da língua, ela, vive assassinando as concordâncias e parafraseando citações populares completamente às avessas. Sua maior reclamação está no regime que sua patroa, Bárbara Heliodora, lhe impõe, numa política de ajuda coletiva; A Maguinha, é a metida a socialista do grupo. Decorou todas as citações do Karl Marx, por compartilhar diariamente com sua patroa, Sonia Gafrom, socióloga e admiradora do Marx. Em função disso, a Maguinha, incorporou em seu discurso, de qualquer conteúdo, as citações do Marx. A sua maior revolta contra sua patroa, está no fato da exploração dos serviços do lar, inclusive cuidar dos três filhos da megera. Por fim a Doidinha, a mais deslocada do mundo real, é a atração das amigas, Vive de longas aventuras, sendo mais desbocada, avessa a qualquer tipo de opressão, mas é completamente despolitizada. Também vive em pé de guerra com sua patroa, a japonesa radicada no Brasil, dona Karadecú Tunashi, que nutre uma vaidade excessiva por tratamentos de beleza, bem como cirurgias plásticas.
As Domésticas, além dos conflitos que a cercam, como reivindicações salariais, conflitos entre namorados e familiares, elas revelam um lado forte entre os laços criados através da amizade. Todas trabalham num mesmo prédio, todas moram na periferia da cidade e todas são felizes como são. Todas as domésticas tentam, ao longo da trama, revelar os bastidores das patroas, denunciando-as através de suas atitudes, mas ao mesmo tempo revelando suas virtudes. Na cena final do espetáculo, as patroas invadem o palco, para dar seus recados, onde reforçam a importância de suas empregadas em suas vidas e no cotidiano.
DO ENCONTRO DOS ATORES
O espetáculo As domésticas, teve o privilégio de atrair para o elenco cinco atores com excelentes bagagem de teatro: Rafael Nunes, Francisco Ribeiro, Tom Rodrigues, Junior Storck e Paulo Alfaia. A idéia foi abraçada pelos atores que em primeiro plano, se divertiram demasiadamente no processo. Acredito que o sucesso de um trabalho, começa com o elenco. Foi prazeroso poder contar com a soma advinda da criatividade dos atores. O espetáculo, sobretudo acabou sendo a soma de todos em prol da arte de representar.
DA CONCEPÇÃO DA DRAMATURGIA
O texto As Domésticas é baseado, sobretudo, nas experiências e vivencias, colhidas a partir de pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo da construção da dramaturgia. Apropriando-se do olhar, do observar e do ouvir, das diversas domésticas reais, que se chegou ao texto. Elas são felizes, são batalhadoras, extrovertidas, brilhantes e lúcidas. Nesse processo foi percebido o quanto é significativo a referencia que trazem de suas patroas. Nessa inter-relação, “quase família”, elas, as domésticas, se expõe num jogo, ainda que sem regras claras, para revelarem seus universos. A transparência é o ponto de equilíbrio para se entender no cotidiano, o que são, como são e o que fazem.
FICHA TECNICA
ELENCO:
Junior Storck – Dalvinha
Rafael Nunes – Maguinha
Francisco Ribeiro - Fatinha
Tom Rodrigues – Doidinha
Ator Convidado – Paulo alfaia - interpretando Dona Dadá.
Texto e Concepção de Luz – Genário Dunas
Figurinos e Maguiagem – Cia. Teatro do Riso
Execução de luz – Antonio Carlos
Sonoplastia – Abraão Barros
Fotografias: Andre Fernandes
Produção: Santos Publicidade e DDD Produções e eventos
Direção Geral – Genário Dunas
Serviço:
Espetáculo: As Domésticas
Grupo: Cia. Teatro do Riso
Dias: 09, 10 e 11 de junho
Local: Teatro das Bacabeiras
Hora: 21 h
Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 estudante
OBS: espetáculo desaconselhável para menores de 14 anos.
Amapazão
Nesta quinta feira tem rodada pelo Campeonato Amapaense de Futebol, o Amapazão. Se enfrentam Oratório e Ypiranga no Estádio Glicério Marques a partir das 20h30. Compareça e torça pelo seu favorito!!!!
quinta-feira, 10 de março de 2011
RODADA SUB 20 DE FUTEBOL
NESTA QUINTA FEIRA TEM RODADA DUPLA DO CAMPEONATO SUB 20 DE FUTEBOL. SE ENFRENTAM NA PRIMEIRA PARTIDA A EQUIPE DO ORATÓRIO CONTRA A LIGA DE TARTARUGALZINHO. JÁ NA SEGUNDA PARTIDA TEM A EQUIPE DO SANTOS CONTRA O SÃO PAULO NO ESTÁDIO GLICÉRIO MARQUES. A PRIMEIRA PARTIDA ESTÁ MARCADA PARA AS 18h30 E A SEGUNDA PARA AS 20h.
O CAMPEONATO SUB 20 VALE VAGA PARA A COPA SÃO PAULO DE JUNIORES DE 2012.
sexta-feira, 4 de março de 2011
CARNAVAL NO MEIO DO MUNDO
NESTA SEXTA FEIRA TEM PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL NO SAMBÓDROMO, QUE ALIÁS TAMBÉM TERÁ CERIMÔNIA DE MUDANÇA DE NOME, PASSARÁ A SE CHAMAR ESCOLA DE ARTES POPULARES R.PEIXE, EM HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO AMAPAENSE.
NESTA SEXTA E TAMBÉM NA SEGUNDA FEIRA DE CARNAVAL, A LIESA É QUEM COMANDA A PROGRAMAÇÃO NO CORREDOR DA FOLIA.
NO SÁBADO TEM PROGRAMAÇÃO DA ABLOCA E DOMINGO DA LIBA. NOS DOIS DIAS OS BLOCOS COMANDAM A FESTA. HAJA FOLIA!
terça-feira, 1 de março de 2011
IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal iniciou o recebimento da declaração anual do Imposto de Renda 2011 nesta terça feira 1º de Março. É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 em 2010. Além disso, também é obrigado a declarar quem teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil.
No Amapá, este número é 67 mil. O valor máximo de rendimentos anuais para haver a isenção do pagamento de imposto foi mantido em R$ 17.989,80, como determinado em medida provisória de 2008. O prazo para fazer a declaração
segue até o dia 29 de Abril à meia noite.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
CARNAVAL!
PENSANDO NO AMANHÃ...
Este ano o carnaval das escolas de samba no sambódromo, teve o orçamento viabilizado em 3 milhões (diferente dos anos anteriores), porém, com a crise que ainda é possível observar no Estado, o governo repassou apenas 1 milhão para a realização do evento, a Liesa não aceitou e por conta disso, não haverá carnaval este ano.
Algumas escolas de samba se uniram e formaram um movimento unificado, onde o principal objetivo é angariar recursos ao longo do ano para não depender totalmente do governo e assim, realizar o carnaval de 2012 sem problemas financeiros. O levantamento de recursos será feito através da realização de pelo menos, dois e ventos por mês. Estratégia boa, hein? Tomara que dê tudo certo!
Marcadores:
carnaval,
estratégia,
sambódromo
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
CARNAVAL AIÔ FOLIA DA ZONA NORTE
NESTE FINAL DE SEMANA TEM PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL NA ZONA NORTE DE MACAPÁ. HOJE A PROGRAMAÇÃO PROMETE SER QUENTE, COMEÇA COM BAILE INFANTIL ÀS 17h E SEGUE COM A APRESENTAÇÃO DE VÁRIOS GRUPOS DE DANÇA QUE INCLUI O MARABAIXO, BATUQUE E TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DA MELHOR IDADE, ALÉM DO DESFILE DOS BLOCOS DA ZONA NORTE.
A PROGRAMAÇÃO SEGUE NESTA SEXTA, SÁBADO E DOMINGO NA RODOVIA DO CURIAÚ, PRÓXIMO AO SEGUNDO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR. APROVEITE E CAIA NA FOLIA.
Marcadores:
aiô folia,
carnaval,
folia,
zona norte
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Projeto de Judô
Projeto Esporte é Segurança
Coordenação: Academia Integrada de Formação e perfeiçoamento- AIFA
(96) 8112-9858/9125-6657/9903-0250 e 3212-1247
Público Alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos
Local: Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento – AIFA (Rod. Duca Serra,065 Marabaixo – Macapá)
Turmas de 40 alunos Terças e Quintas-feiras 08:00h ás 10:00h e 16:00h ás 17:00h e Segundas, Quartas e Sextas das 19:30h ás 21:30h.
Total de vagas: 120 alunos.
Ascom Federação Amapaense de Judô
CARNE SÓ SE FOR RESFRIADA!
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá - Diagro, determinou que a partir do dia 15 de Março os matadouros de Macapá e Santana só poderão vender carne resfriada. A determinação visa viabilizar a qualidade do produto ao consumidor e também foi uma maneira encontrada pela Agência para acabar com a comercialização de carne clandestina no Estado.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
FÓRUM DE DIABETES
Fórum discute diabete no Amapá
Além das palestras e discussões a programação também inclui atendimento à população
Da Assessoria de Comunicação
A diabetes é uma doença que gera muitas complicações no sistema cardiovascular, nos rins, no coração e até no cérebro. Quando não tratada adequadamente pode causar graves problemas, como, cegueira e insuficiência renal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2024 a população mundial de diabéticos chegará a mais de 350 milhões de pessoas. No Amapá estima-se que existam mais de 47 mil diabéticos. Por isso a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular com apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) realiza nos dias 4 e 5 de fevereiro o I Fórum de Diabetes – “Do olho ao pé”.
O primeiro dia de evento inicia às 17h, no auditório do CRM-AP e será marcado por palestras e debates. Vários médicos do Brasil e do exterior já confirmaram a presença, como, o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Dr. Guilherme Pitta e o coordenador nacional do Programa de Pé Diabético Dr. Jackson Caiafa.
Segundo um dos organizadores do evento, Dr. Mário Nazareno, o Amapá é um dos poucos estados do Brasil que não possui um programa de assistência básica ao paciente diabético e por isso o Fórum é de fundamental importância. “Vamos discutir um protocolo de atendimento para esses pacientes, onde estes possam ter uma assistência primária, secundária e terciária. E também a implantação de um projeto de atenção integral ao paciente portador de pé diabético”, ressalta Nazareno.
De acordo com o presidente do CRM-AP, Dr. Dorimar Barbosa, no dia 5, das oito horas da manhã até o meio dia, os médicos com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Secretaria de Saúde do Estado vão prestar atendimento à população ao lado da Fortaleza de São José (quase em frente ao Banco do Brasil). “Aqueles pacientes que tiverem com suspeita de diabetes serão avaliados, passarão por teste de glicemia e serão cadastrados para que os profissionais possam acompanhá-los”, explica o presidente.
O I Fórum de Diabetes – “Do olho ao pé” será aberto para toda classe médica. Mais informações pelo número 3222-4120
MACAPÁ 253 ANOS
A Prefeitura Municipal de Macapá depois de recusar a proposta de orçamento para a realização da festa de Aniversário da Cidade definiu sua programação.
A Confraria Tucuju já realizava a festa há alguns anos e sempre no final do ano anterior à data, enviava orçamento para a Prefeitura de Macapá. Este ano a Prefeitura não acatou o orçamento de R$ 81mil da Confraria, alegando o valor estar em desacordo com as finanças da referida.
Por conta disso, a Confraria fará uma programação independente da programação da Prefeitura. Haja festa!
Programação de Aniversário dos 253 anos de Macapá – Prefeitura
Data: 04 de fevereiro de 2011
Local: Em frente à Fortaleza de São José de Macapá e Mercado Central
06:00h
Evento: Alvorada Festiva com salva de 21 tiros de canhão;
08:00h
Evento: Culto Ecumênico (missa campal, pregação evangélica e culto afro);
09:00h
Evento: Cerimônia Oficial (canto dos hinos nacional e municipal, fala das autoridades e homenagens a moradores e servidores municipais);
09:30h
Evento: Corte do Bolo (bolo de 10 metros de comprimento, ofertado pelo Sebrae e o Sindicato dos Panificadores);
09:45h
Evento: Atendimentos Diversos (corte de cabelo, oficinas de artes, exposições, etc.)
10:00h
Evento: Show Cultural (apresentações de artistas locais no palco principal);
13:00h
Evento: Encerramento.
Obs: Até o momento da postagem, não havia sido divulgada a programação da Confraria Tucuju.
Marcadores:
aniversário,
festa,
Macapá,
Prefeitura
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
AMISTOSO NO GLICERÃO
NESTA SEGUNDA FEIRA, ÚLTIMO DIA DO MÊS DE JANEIRO, A EQUIPE DO TREM DESPORTIVO CLUBE FAZ UM AMISTOSO. A PARTIDA SERVE COMO PREPARAÇÃO PARA QUE A EQUIPE TRICOLOR REPRESENTE BEM O ESTADO NA COPA DO BRASIL, AFINA, ELA REPRESENTARÁ O AMAPÁ. O AMISTOSO É ENTRE O TREM E A EQUIPE FRONTEIRA, DO MUNICÍPIO DE AMAPÁ.
A BOLA COMEÇA A ROLAR A PARTIR DAS OITO E MEIA DA NOITE NO GLICÉRIO MARQUES.
Marcadores:
Amapá,
Copa do Brasil,
futebol,
Glicério,
representante,
Trem
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
RECADASTRAMENTO
Da Assessoria de Comunicação
USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) PARA O RECADASTRAMENTO:
A Tecnologia da Informação - TI será utilizada como instrumento estratégico operacional através do Sistema de Gerenciamento de Benefícios - SGB, vai proporcionar inovação na reorganização de dados e informações de cada beneficiário realizando uma filtragem em todos os municípios.
CRITÉRIOS PARA PERMANÊNCIA NO PROGRAMA:
· Renda per capta de até 25% do salário mínimo vigente;
· Apresentação da carteira de vacinação atualizada dos dependes de até 5 anos de idade;
· Apresentação do comprovante de matricula em escola da rede oficial de ensino público relativo a 2011 das crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
· Apresentação do comprovante de participação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETi para as crianças retiradas do trabalho infantil.
CRITÉRIOS PARA PERMANÊNCIA DAS PARTEIRAS TRADICIONAIS NO PROGRAMA:
· Comprovar renda familiar per capta de até 25% do salário mínimo vigente;
· Comprovar seu reconhecimento de parteira pela comunidade e/ou participar de sua organização social e, ou comprovar realização de partos por meio de testemunhas (parturiente);
· Esteja em condição de pobreza.
1 - RECADASTRAMENTO:
MUNICIPIO DE MACAPÁ - AREA URBANA E RURAL*
* Macapá área rural: Fazendinha, Maruanum I, Maruanum II, Ambê, Areal, Aquariquara, Ariri, Bacaba, Campina Grande, Carapanatuba, Casa Grande, Curralinho, Igarapé das Armas, Igarapé Pirativa, Ilha Redonda, Ipixuna Miranda, Manuel José, Rio Pescado, Rodovia AP -20, Santa Rosa, São Pedro do Caranã, São Pedro dos Bois, Tessolônica e Torrão do Matapi.
INICIO: 24 de Janeiro de 2011
CRONOGRAMA MACAPÁ - URBANO/ RURAL
SUPERFÁCIL: Zona Norte
ENDREÇO: Rodovia 156, nº 891- São Lazáro
Letras
Datas
Hora
A - B
24 a 25 de Janeiro
12 h às 18 h
C - D
26 a 27 de Janeiro
12 às 18 h
E
Dia 28 de Janeiro
12 às 18 h
F, G, H - I
Dia 29 de Janeiro
12 às 18 h
J
Dia 31 de Janeiro
12 ás 18 h
K - L
Dia 01 de Fevereiro
12 às 18 h
M
De 02 a 05 de Fevereiro
12 às 18 h
N - O, P - Q
Dia 07 de Fevereiro
12 às 18 h
R - S
08 e 09 de Fevereiro
12 às 18 h
T- U, V, W, X - Z
Dia 10 de Fevereiro
12 às 18 h
SUPER FÁCIL: Centro
ENDREÇO: Rua Candido Mendes, nº 447 - Centro
Letras
Datas
Hora
A - B
24 a 25 de Janeiro
12 h às 18 h
C - D
26 a 27 de Janeiro
12 às 18 h
E
Dia 28 de Janeiro
12 às 18 h
F, G, H - I
Dia 29 de Janeiro
12 às 18 h
J
Dia 31 de Janeiro
12 ás 18 h
K - L
Dia 01 de Fevereiro
12 às 18 h
M
De 02 a 05 de Fevereiro
12 às 18 h
N - O, P - Q
Dia 07 de Fevereiro
12 às 18 h
R - S
08 e 09 de Fevereiro
12 às 18 h
T- U, V, W, X - Z
Dia 10 de Fevereiro
12 às 18 h
SUPER FÁCIL: Zona Sul
ENDEREÇO: Rua Claudomiro de Morais, s/n – Novo Buritizal
Letras
Datas
Hora
A - B
24 a 25 de Janeiro
12 h às 18 h
C - D
26 a 27 de Janeiro
12 às 18 h
E
Dia 28 de Janeiro
12 às 18 h
F, G, H - I
Dia 29 de Janeiro
12 às 18 h
J
Dia 31 de Janeiro
12 ás 18 h
K - L
Dia 01 de Fevereiro
12 às 18 h
M
De 02 a 05 de Fevereiro
12 às 18 h
N - O, P - Q
Dia 07 de Fevereiro
12 às 18 h
R - S
08 e 09 de Fevereiro
12 às 18 h
T- U, V , W , X - Z
Dia 10 de Fevereiro
12 às 18 h
2 - RECADASTRAMENTO:
MUNICIPIO DE SANTANA
INICIO: Dia 24 de Janeiro
CRONOGRAMA MUNICIPIO DE SANTANA URBANO E RURAL*
*Anauerapucu, Conceição do Maruanum, Foz do Rio Pirativa, Igarapá do Lago, Matapi Mirim, Rio Matapi, Rio Vila Nova, São João do Matapi, São José do Matapi, São Sebastião do Pirativa.
LOCAL: Super Fácil/ Santana
ENDREÇO: Av. Santana n° 2 - Área Portuária
Letras
Datas
Hora
A - B
24 e 25 de Janeiro
08 h às 13 h
12 h às 18 h
C - D
26 e 27 de Janeiro
08 às 13 h
12 às 18 h
E, F - G
28 e 29 de Janeiro
08 às 13 h
12 às 18 h
H, I, J - K
31 de Janeiro a 01 de Fevereiro
08 às 13 h
12 ás 18 h
L
Dia 02 de Fevereiro
08 às 13 h
12 às 18 h
M
De 03, 04, 05, 07, 08, 09 de Fevereiro
08 ás 13 h
12 às 18 h
N- O, P - Q
Dia 10 de Fevereiro
08 às 13 h
12 às 18 h
R - S
11 e 12 de Fevereiro
08 às 13 h
12 às 18 h
T- U, V, W, X - Z
Dia 14 de Fevereiro
08 às 13 h
12 às 18 h
BOA INICIATIVA!
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO AMAPÁ – CBMAP ESTARÁ REALIZANDO NO PERÍODO DE 20 DE JANEIRO À 27 DE FEVEREIRO ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA AJUDAR AS FAMILIAS DESABRIGADAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO. PODERÃO SER DOADOS ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS, PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL E DE LIMPEZA, ALÉM DE ÁGUA MINERAL QUE É VISTO PELO CORPO DE BOMBEIROS COMO UM DONATIVO PRIMORDIAL.
A ARRECADAÇÃO ESTÁ SENDO FEITA NO COMANDO CENTRAL DO CORPO DE BOMBEIROS NA RUA HAMILTON SILVA, NÚMERO 1647 - CENTRO
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
BASQUETE AMAPAENSE
O ESTADO DO AMAPÁ ESTARÁ SEDIANDO O CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-19 ADULTO DE BASQUETE. A COMPETIÇÃO REÚNE REPRESENTANTES REGIONAIS E INICIA NESTA QUARTA FEIRA, 19/01 NO GINÁSIO DE ESPORTES AVERTINO RAMOS.
VAMOS FICAR NA TORCIDA PELA EQUIPE AMAPAENSE.
Marcadores:
Amapá,
basquete,
campeonato,
esporte
SÓ LEMBRANDO...
O RESULTADO DA COPA NORTE FICOU ASSIM: A EQUIPE DO PRACUÚBA VENCEU O FERREIRA CLUBE (CALÇOENE) PELO PLACAR DE 5x4 NOS PENALTIS, EM TEMPO NORMAL A PARTIDA FICOU EM 0x0.
TORNEIO TAÇA CIDADE DE CALÇOENE
ESTA COMPETIÇÃO É EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO, QUE COMPLETA NO PRÓXIMO DIA 25/01 55 ANOS DE HISTÓRIA. NA PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA TEM CAMPEONATO MASTER E FEMININO. ESTARÃO PARTICIPANDO AS EQUIPES:
BRASIL
UNIÃO
VOO DA LIBERDADE
FERREIRA CLUBE
A FINAL SERÁ NO DIA 25, DATA DO ANIVERSÁRIO DE CALÇOENE. A COMPETIÇÃO SEGUE NOS DIAS 19,20, 21 E 23.
Marcadores:
aniversário,
Calçoene,
competições,
esporte
ANIVERSÁRIO SEM ALEGRIA!
O INDEPENDENTE ESPORTE CLUBE DE SANTANA COMPLETA NESTA QUARTA-FEIRA DIA 19/01, 49 ANOS DE FUNDAÇÃO. PORÉM, NÃO HÁ MUITO O QUE COMEMORAR, A SEDE DA ENTIDADE FOI LEILOADA E AGORA, SÓ RESTA A LEMBRANÇA E PARA OS AMANTES DO FUTEBOL, LAMENTO.
QUEM JÁ SUOU A CAMISA PELO TIME LAMENTA BASTANTE A PERDA.
Marcadores:
aniversário,
esporte,
Independente,
saudade
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
COPA NORTE
ONTEM TEVE A SEMIFINAL DA COPA NORTE EM CALÇOENE. A DISPUTA ENTRE FERREIRA CLUBE (CALÇOENE) E O YPIRANGA (AMAPÁ) FOI DEFINIDO EM PENALTIS. NO TEMPO NORMAL A PARTIDA FICOU EMPATADA POR 1x1 E NOS PENALTIS, O FERREIRA CLUBE LEVOU A MELHOR VENCENDO POR 5x4 O ADVERSÁRIO.
E AMANHÃ SERÁ A GRANDE FINAL DA COMPETIÇÃO, O TÍTULO SERÁ DISPUTADO ENTRE O PRACUÚBA E O FERREIRA CLUBE (CALÇOENE). AS PREMIAÇÕES SERÃO DIVIDIDAS ASSIM: 1º LUGAR - 5.000 REAIS E 2º LUGAR - 1.000 REAIS. A DISPUTA COMEÇA ÀS 16h NO CAMPO DO FELIPÃO EM CALÇOENE.
Marcadores:
Calçoene,
competição,
Copa Norte,
futebol
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
DEVOLVENDO DINHEIRO
Correios devolve dinheiro da taxa de inscrição do concurso público
A partir de hoje, 10 de janeiro e até 11 de abril, os candidatos inscritos no Concurso Público dos Correios nº 600 620/2009, cuja revogação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14/12/10, poderão comparecer a uma agência dos Correios, exclusivamente no seu horário de funcionamento, para receber o dinheiro. Somente as agências próprias estarão habilitadas para fazer o ressarcimento.
Para isso, os candidatos deverão:
1) Comparecer à agência portando documento oficial de identidade com foto (o mesmo utilizado na inscrição) e o comprovante de inscrição, se possível;
2) Informar o número do CPF e o documento de identidade, para os casos dos candidatos que se inscreveram pela internet;
3) Apresentar cópia da procuração utilizada na inscrição, cópia do documento oficial de identidade do procurador e ainda o documento de identidade original do candidato, nos casos de inscrição por meio de procuração;
4) Assinar a via do documento que será emitida pelo sistema para confirmação da devolução da taxa de inscrição.
A taxa de inscrição não solicitada pelo candidato não será aceita em novo concurso realizado pela ECT, devendo o candidato atender a convocação para a restituição dos valores a ele devidos. Novos concursos exigirão pagamento de novas taxas.
Os Correios deverão publicar, brevemente, o edital com as informações sobre o novo concurso, como período de inscrição, valor da taxa, data da realização das provas e o conteúdo programático das disciplinas que serão objeto das provas.
Informações adicionais podem ser obtidas pela Central de Atendimento dos Correios, nos telefones 3003 0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (para as demais localidades).
DENGUE
Pesquisa revela que os índices de dengue devem aumentar em função das fortes chuvas no Estado.
Desde 2007, oito bairros de Macapá apresentam grandes índices de infestação de dengue. Os bairros que apresentaram esta situação foram: Novo Horizonte, Jardim Felicidade, Brasil Novo, Congós, Novo Buritizal, Santa Rita, Santa Inês e Universidade.
A Vigilância Sanitária prevê que estes números podem aumentar em função das chuvas que neste período costumam ser constantes no nosso Estado.
Prevenção
A população pode contribuir para que este resultado negativo seja evitado. Medidas simples como retirar do quintal recipientes que possam acumular água, folhas secas, pneus, tampinhas de garrafas e também a limpeza contínua do quintal, inclusive, fazendo a retirada de mato e derivados.
Riscos
A dengue é uma doença que leva à morte e é transmitida pelo mosquito aedes, a contaminação faz com que o afetado sinta febre, dores de cabeça e em estados mais graves, sangramentos pelo corpo, o que caracteriza deengue hemorrágica, onde geralmente, a pessoa chega a morrer.
A dengue é uma doença que leva à morte e é transmitida pelo mosquito aedes, a contaminação faz com que o afetado sinta febre, dores de cabeça e em estados mais graves, sangramentos pelo corpo, o que caracteriza deengue hemorrágica, onde geralmente, a pessoa chega a morrer.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
RESPONDENDO O QUE VC QUER SABER!
Vc sabe o que é um PLANO DE MÍDIA?
O que é
Qual profissional é responsável por esse trabalho?
E mais...
SAIBA MAIS...
Bem, para expressar aqui a definição de plano de mídia, nada melhor do que perguntar para quem convive com esta tarefa diariamente. Procurei informações com quem entende do assunto, entrevistei então Alex Lima, responsável pelo Departamento de Criação da i9 Comunicação.
O que é
Alex: É um plano com dados que vão lhe auxiliar em investimentos em algum meio de mídia.
Qual profissional é responsável por esse trabalho?
Alex: Os publicitários tem mais habilidade com isso, mas qualquer outro profissional da comunicação é capaz de fazer um plano de mídia, inclusive o jornalista.
E mais...
O plano de mídia é um trabalho executado geralmente por publicitários dentro de uma Agência de Comunicação ou Departamento Comercial de uma empresa.
SAIBA MAIS...
A i9 Comunicação é quem cuida da comunicação da Faculdade e Colégio Seama, atualmente tem como publicitários, jornalistas, relações públicas e design executando diariamente a tarefa de socializar a empresa no mercado amapaense.
INFORMANDO VC!
SEXTA FEIRA
INFORMO AOS LEITORES DO BLOG QUE A PARTIR DESTA SEXTA FEIRA, VCS ACOMPANHARÃO PEQUENAS ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS DO ESTADO, RESPONDENDO ACERCA DE SUAS HABILIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO. AQUILO QUE VC QUER SABER!
INFORMO AOS LEITORES DO BLOG QUE A PARTIR DESTA SEXTA FEIRA, VCS ACOMPANHARÃO PEQUENAS ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS DO ESTADO, RESPONDENDO ACERCA DE SUAS HABILIDADES NO AMBIENTE DE TRABALHO. AQUILO QUE VC QUER SABER!
ARTIGO
Burocracia: você odeia, mas não vive sem
Para que tanto papel?
Quanta papelada! Às vezes dá até raiva de tantos formulários e documentos. Porém, a vida moderna não pode dispensá-los. Aprender a lidar com eles, para não se perder nesse verdadeiro mar de papéis, é uma necessidade que, se não for satisfeita, limita dramaticamente a luta pela cidadania. Isto porque os direitos e os deveres de todos passam invariavelmente pelo registro escrito, ou, se preferir, pelo preto no branco.
Com certeza você mesmo já preencheu um formulário impresso. Talvez você já tenha ido à papelaria comprar um para usá-lo em alguma necessidade.
Mesmo que pareçam complicar, os formulários existem para facilitar a vida das pessoas, tanto das que têm de prestar informações quanto das que vão recebê-las. É que o mundo moderno ficou tão complexo que a sistematização contínua das informações se tornou uma necessidade nos mais variados campos - indústria, comércio, órgãos públicos e mesmo nas atividades particulares.
Se as informações sobre pessoas, empresas, governos e relações entre eles não são sistematizados, é como se não existissem. De que modo alguém poderia provar que você é sócio de um clube, se ele não tivesse fichas de inscrição dos associados? Como os órgãos do Estado vão reconhecer um clube que não tem como provar o quadro de associados?
Numa época em que as cidades eram pequenas e todos se conheciam, essa papelada não existia porque não era necessária. Isso a que chamamos de BUROCRACIA é o preço que se paga pelo crescimento populacional e pelo contínuo desenvolvimento das transações comerciais, das relações entre as pessoas e o Estado, responsável por coordenar tudo isso.
Quem trabalha em escritório vive sob avalanches de papéis. E o mundo moderno acabou se tornando um colossal escritório. Quem não domina essa papelada toda que infesta o planeta é dominado por quem a domina.
Compreenderam então a importância de saber lidar com a Burocracia e dela tirar proveito? Nos estudos, pode ser muito útil saber adaptá-la.
De qualquer modo, se você não souber navegar pelo mar de formulários da sociedade moderna - é preciso dizer, mesmo que doa -, ficará fora dela.
Pense nisso.Autor: Marlúcia Duarte
Acadêmica do 7º semestre de Jornalismo da Faculdade Seama
Marcadores:
artigo,
burocracia,
jornalista
COMPETÊNCIA
O novo governo do Estado agraciou a classe da Comunicação Social do Amapá com a nomeação da mais nova Secretária de Comunicação, Jacinta Carvalho é a pessoa que irá conduzir a imprensa amapaense acerca das notícias referentes ao Estado.
Uma boa oportunidade de mostrar sua competência adquirida ao longo de sua trajetória de vida profissional.
Perfil
Jacinta Maria Gonçalves de Carvalho tem 33 anos de idade, nasceu em Macapá e tem dois filhos. É Bacharel em Comunicação Social, tem Curso Superior Sequencial em Markenting e Comunicação e é Especialista em Educação Ambiental e Metodologia do Ensino Superior. É funcionária pública há 15 anos, já foi Assessora de Comunicação da Rede Vida e docente da Faculdade Seama por quase cinco anos.
Uma boa oportunidade de mostrar sua competência adquirida ao longo de sua trajetória de vida profissional.
Perfil
Jacinta Maria Gonçalves de Carvalho tem 33 anos de idade, nasceu em Macapá e tem dois filhos. É Bacharel em Comunicação Social, tem Curso Superior Sequencial em Markenting e Comunicação e é Especialista em Educação Ambiental e Metodologia do Ensino Superior. É funcionária pública há 15 anos, já foi Assessora de Comunicação da Rede Vida e docente da Faculdade Seama por quase cinco anos.
VAGAS DE ESTÁGIO
Empresas do Estado buscam por estagiários, mas as empresas que encaminham estes profissionais estão encontrando dificuldades em contratá-los.
Toda empresa no mercado de trabalho atual precisa ter seus estagiários, para eles é uma chance de aprender com a rotina da empresa e para quem contrata é uma maneira de ajudar no serviço interno e externo, além de uma forma de contribuir para a formação profissional desta pessoa.
Em Macapá essa realidade não é diferente, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) está encontrando dificuldades em contratar estagiários principalmente os que estão cursando o Ensino Médio.
Motivo
Segundo a entidade esse problema está relacionado com o período de férias escolares onde os estudantes passam maior parte do tempo na casa de parentes e só retornam próximo do período das aulas.
Mas, as vagas também estão abertas para estudantes que cursam a faculdade, os cursos de administração e contabilidade são os que mais são procurados pelas empresas, sempre sobram vagas para os estagiários.
ABSURDO!
Deficientes físicos procuraram o Ministério Público para denunciar abusos sofridos dentro dos transportes coletivos de Macapá.
No final desta manhã, uma comissão que representa a classe de amapaenses com deficiência física, se reuniu em frente ao Ministério Público para protocolar um documento que tem como objetivo denunciar a falta de respeito que a classe vem sofrendo dentro dos ônibus que circulam em Macapá.
Segundo eles, as empresas de transportes estão retirando dos veículos os adesivos que indicam que o ônibus é adaptado para transportar deficientes, uma forma de desrespeitar os direitos dos mesmos.
Reunião
O Ministério Público recebeu a documentação e informou os afetados que irá convocar as empresas, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos – EMTU e demais envolvidos para uma reunião onde os direitos dos reclamantes terá que ser acatado de forma a adequar-se a legislação vigente para a classe no país, de forma que as empresas não possam retirar dos veículos os adesivos que indicam que eles estão aptos a transportá-los e que motorista e cobradores, bem como quaisquer pessoas utilitárias dos transportes coletivos no Estado.
No final desta manhã, uma comissão que representa a classe de amapaenses com deficiência física, se reuniu em frente ao Ministério Público para protocolar um documento que tem como objetivo denunciar a falta de respeito que a classe vem sofrendo dentro dos ônibus que circulam em Macapá.
Segundo eles, as empresas de transportes estão retirando dos veículos os adesivos que indicam que o ônibus é adaptado para transportar deficientes, uma forma de desrespeitar os direitos dos mesmos.
Reunião
O Ministério Público recebeu a documentação e informou os afetados que irá convocar as empresas, a Empresa Municipal de Transportes Urbanos – EMTU e demais envolvidos para uma reunião onde os direitos dos reclamantes terá que ser acatado de forma a adequar-se a legislação vigente para a classe no país, de forma que as empresas não possam retirar dos veículos os adesivos que indicam que eles estão aptos a transportá-los e que motorista e cobradores, bem como quaisquer pessoas utilitárias dos transportes coletivos no Estado.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
NOVO AMAPÁ
TRAGÉDIA
Foi exatamente no dia 06 de janeiro de 1981 que muitas famílias amapaenses foram testemunhas da maior tragédia fluvial já ocorrida na Amazônia. O naufrágio da embarcação Novo Amapá, segundo testemunhas, foi causado pela superlotação do barco que tinha a capacidade de transportar apenas 150 passageiros, infelizmente, acabou levando aproximadamente 696 pessoas para uma viagem que jamais será esquecida.
Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, mas calcula-se que em torno de 378 tenham perdido a vida e deixado tristes lembranças nos lares amapaenses. Até hoje, a lembrança da tragédia comove muitos amapaenses, a mídia local sempre busca informações acerca de como as famílias seriam indenizadas, ou a verdadeira causa da tragédia, mas, o que se sabe é que aqueles passageiros estavam com um destino traçado de forma diferente, ao invés do destino inicial (Laranjal do Jarí), o barco afundou na foz do Rio Cajarí, próximo a Monte Dourado, no interior do Pará acabava para muitos, a oportunidade de viver.
Até agora, nenhum esclarecimento foi dado às famílias, a Capitania dos Portos, alocada no município de Santana afirma que na época, não teve acesso aos dados do naufrágio e, por conta disso, não pode apurar com mais veemência o caso.
Ficam apenas lembranças das vítimas e as saudades eternas daqueles que se foram numa viagem só de ida. O naufrágio do Barco Novo Amapá ficou marcado na memória daqueles que ainda estão entre nós para contar a história, somente isso, é o que resta.
Foi exatamente no dia 06 de janeiro de 1981 que muitas famílias amapaenses foram testemunhas da maior tragédia fluvial já ocorrida na Amazônia. O naufrágio da embarcação Novo Amapá, segundo testemunhas, foi causado pela superlotação do barco que tinha a capacidade de transportar apenas 150 passageiros, infelizmente, acabou levando aproximadamente 696 pessoas para uma viagem que jamais será esquecida.
Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, mas calcula-se que em torno de 378 tenham perdido a vida e deixado tristes lembranças nos lares amapaenses. Até hoje, a lembrança da tragédia comove muitos amapaenses, a mídia local sempre busca informações acerca de como as famílias seriam indenizadas, ou a verdadeira causa da tragédia, mas, o que se sabe é que aqueles passageiros estavam com um destino traçado de forma diferente, ao invés do destino inicial (Laranjal do Jarí), o barco afundou na foz do Rio Cajarí, próximo a Monte Dourado, no interior do Pará acabava para muitos, a oportunidade de viver.
Até agora, nenhum esclarecimento foi dado às famílias, a Capitania dos Portos, alocada no município de Santana afirma que na época, não teve acesso aos dados do naufrágio e, por conta disso, não pode apurar com mais veemência o caso.
Ficam apenas lembranças das vítimas e as saudades eternas daqueles que se foram numa viagem só de ida. O naufrágio do Barco Novo Amapá ficou marcado na memória daqueles que ainda estão entre nós para contar a história, somente isso, é o que resta.
Marcadores:
naufrágio,
Novo Amapá,
tragédia,
vítimas
Assinar:
Postagens (Atom)
RSS Subscribe
Categories
- 2011
- acompanhamento
- acumulada
- agenda
- aiô folia
- alongamento
- alunos
- Amapá
- amapazão
- aniversário
- apostadores
- artigo
- bairro das flores
- bairros
- basquete
- blocos
- burocracia
- Calçoene
- campeonato
- candidatos
- carnaval
- carne
- casos
- Ciee
- cinema
- competição
- competições
- Copa Cidade de Macapá
- Copa do Brasil
- Copa Norte
- crescimento
- CRM/AP
- cultura
- cursos
- dengue
- diabetes
- Diagro
- doenças
- domésticas
- eleições
- empresários
- empresas
- esporte
- estágios
- estratégia
- exercícios
- exposição
- fama
- feira
- feira afrodescendentes
- festa
- filmes
- folia
- fórum
- futebol
- ginástica
- Glicério
- guiana
- handebol
- idosos
- importância
- Imposto
- Independente
- indignados
- informação
- jogos
- jornalista
- Judô
- lei
- livro
- longevidade
- Macapá
- marcha da liberdade
- matadouro
- mega sena
- Momento Amapá
- naufrágio
- negos
- Novo Amapá
- parturientes
- Paulo Cambraia
- Perpétuo Socorro
- população
- Prefeitura
- prêmio
- produtos
- programação
- protesto
- receita
- recomendação
- representante
- rodada
- sambódromo
- Santana
- saudade
- saúde
- Seama Comunidade
- segundo turno
- Sesc
- sexta feira
- Sub 20
- teatro
- tragédia
- Trem
- vítimas
- zona norte