Visitas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOVO AMAPÁ

TRAGÉDIA

Foi exatamente no dia 06 de janeiro de 1981 que muitas famílias amapaenses foram testemunhas da maior tragédia fluvial já ocorrida na Amazônia. O naufrágio da embarcação Novo Amapá, segundo testemunhas, foi causado pela superlotação do barco que tinha a capacidade de transportar apenas 150 passageiros, infelizmente, acabou levando aproximadamente 696 pessoas para uma viagem que jamais será esquecida.

Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, mas calcula-se que em torno de 378 tenham perdido a vida e deixado tristes lembranças nos lares amapaenses. Até hoje, a lembrança da tragédia comove muitos amapaenses, a mídia local sempre busca informações acerca de como as famílias seriam indenizadas, ou a verdadeira causa da tragédia, mas, o que se sabe é que aqueles passageiros estavam com um destino traçado de forma diferente, ao invés do destino inicial (Laranjal do Jarí), o barco afundou na foz do Rio Cajarí, próximo a Monte Dourado, no interior do Pará acabava para muitos, a oportunidade de viver.

Até agora, nenhum esclarecimento foi dado às famílias, a Capitania dos Portos, alocada no município de Santana afirma que na época, não teve acesso aos dados do naufrágio e, por conta disso, não pode apurar com mais veemência o caso.

Ficam apenas lembranças das vítimas e as saudades eternas daqueles que se foram numa viagem só de ida. O naufrágio do Barco Novo Amapá ficou marcado na memória daqueles que ainda estão entre nós para contar a história, somente isso, é o que resta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Subscribe

Powered By Blogger