Os alongamentos geralmente são vistos pela maioria das pessoas como algo massante, mas, que tem que ser feito. Pois bem, encontrei um site que tem uma matéria muito legal a respeito deste tema, acompanhem:
Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
FONTE: http://www.alongamentos.com/
Os benefícos desta prática são inúmeros vão desde a redução das tensões musculares ao relaxamento, facilitação de exercícios físicos e ativamento da circulação. Pena que muita gente não faça desta prática um hábito. Em Macapá, por exemplo, no Complexo Beira Rio (Orla da cidade) é muito comum os amapaenses realizarem suas caminhadas e exercícios físicos sem o acompanhamento de um profissional ou mesmo, sem fazer um alongamento antes dos exercícios. Mas, é fato que tanto antes quanto depois dos exercícios, tem que ser feito o alongamento.
Como fazer?
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Evite balançar o corpo, pois enrijecem o músculo que passando pelo alongamento. Para um alongamento correto, a pessoa deve estar numa posição confortável e, deverá sustentar essa posição relaxando o músculo. O ideal é que a pessoa permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Para evitar problemas, não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário