Fórum discute diabete no Amapá
Além das palestras e discussões a programação também inclui atendimento à população
Da Assessoria de Comunicação
A diabetes é uma doença que gera muitas complicações no sistema cardiovascular, nos rins, no coração e até no cérebro. Quando não tratada adequadamente pode causar graves problemas, como, cegueira e insuficiência renal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2024 a população mundial de diabéticos chegará a mais de 350 milhões de pessoas. No Amapá estima-se que existam mais de 47 mil diabéticos. Por isso a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular com apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) realiza nos dias 4 e 5 de fevereiro o I Fórum de Diabetes – “Do olho ao pé”.
O primeiro dia de evento inicia às 17h, no auditório do CRM-AP e será marcado por palestras e debates. Vários médicos do Brasil e do exterior já confirmaram a presença, como, o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Dr. Guilherme Pitta e o coordenador nacional do Programa de Pé Diabético Dr. Jackson Caiafa.
Segundo um dos organizadores do evento, Dr. Mário Nazareno, o Amapá é um dos poucos estados do Brasil que não possui um programa de assistência básica ao paciente diabético e por isso o Fórum é de fundamental importância. “Vamos discutir um protocolo de atendimento para esses pacientes, onde estes possam ter uma assistência primária, secundária e terciária. E também a implantação de um projeto de atenção integral ao paciente portador de pé diabético”, ressalta Nazareno.
De acordo com o presidente do CRM-AP, Dr. Dorimar Barbosa, no dia 5, das oito horas da manhã até o meio dia, os médicos com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Secretaria de Saúde do Estado vão prestar atendimento à população ao lado da Fortaleza de São José (quase em frente ao Banco do Brasil). “Aqueles pacientes que tiverem com suspeita de diabetes serão avaliados, passarão por teste de glicemia e serão cadastrados para que os profissionais possam acompanhá-los”, explica o presidente.
O I Fórum de Diabetes – “Do olho ao pé” será aberto para toda classe médica. Mais informações pelo número 3222-4120