Visitas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

BAIRROS NÃO OFICIAIS

O Censo Demográfico deste ano no Amapá referente aos bairros da capital, terá grande dificuldade em informar a respeito dos bairros considerados novos. A exemplo podemos lembrar: Marabaixo I, II, III e IV, Açaí, Ipê entre outros. Quem mora nestes bairros, que por sua vez, são considerados não oficiais, será recenseada como população total do município e não do bairro. O problema é que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Estado, não poderá fornecer informações referentes ao bairro e, sim da capital. Para se ter uma idéia dos 60 bairros que sabemos que existe em Macapá, somente 28 são cadastrados oficialmente. Do ano 2000 até este ano, somente três bairros foram cadastrados, o que prova que o processo de legalização destes bairros é bem lenta.
Ao contrário de Macapá Santana é o único município do Estado em que todos os bairros são oficiais.

SAÚDE: GINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE


Benefícios da atividade física para a terceira idade

A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força física do idoso, mas um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente. Portanto, é fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações de seu corpo.

É necessário, também, que se procure estilos de vida ativos, integrando atividades físicas a sua vida quotidiana. Praticar exercícios físicos constantemente (andar, correr, caminhar, pular, dançar e fazer hidroginástica ou yoga) previne a osteoporose e evita doenças em idades mais avançadas;

Segundo os médicos, exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções cardiorespiratórias, fortalecem a musculatura e dão mais equilíbrio ao corpo. Além disso, fazem o sangue fluir melhor e levar mais oxigênio para todas as partes do corpo, reduzem o colesterol ruim, que obstrui as artérias, e elevam o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas.

No processo de envelhecimento, pesquisas científicas apontam mais efeitos benéficos para a prática de exercícios físicos:

- Fortalece a elasticidade dos músculos das pernas e costas;
- Melhora da mobilidade;
- Melhora do condicionamento físico e incrementa a flexibilidade;
- Melhora dos reflexos, do equilíbrio e da coordenação;
- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
- Ajuda no controle do diabetes e artrite;
- Diminui a depressão, reduz a ansiedade e a insônia;
- Diminui o risco de doença cardiovascular;
- Estimula a interação social;
- Ajuda a controlar o estresse e auxilia no controle da ansiedade;
- Melhora da ingestão alimentar;
- Mantém o peso corporal e melhora a auto-estima.

Alimentação ideal: o idoso, muitas vezes, pode ser acometido de prisão de ventre pela falta de consumo de frutas e verduras, pela diminuição de sua atividade física e pela conseqüente atonia muscular. O baixo consumo de alimentos ricos em proteínas, ferro e cálcio pode acarretar lenta regeneração dos ossos e feridas, predisposição à anemia e menor resistência às infecções.

Portanto deve-se estimular uma alimentação rica em fibras, cálcio, ferro e proteína. Devem ser evitados os vegetais flatulentos (brócolis, pepino, pimentão, couve-flor, repolho, etc.) porque o acúmulo de gases pode provocar dores e males digestivos, além de problemas circulatórios. As restrições de ordem médica também devem ser observadas, com cuidado, na dieta do idoso.

Cuidar do corpo é fundamental para garantir boa forma, saúde e disposição. Mas não adianta nada pensar só no corpo e deixar a cabeça de lado.

Encontrei este texto interessante no site: www.sitemedico.com.br

SAÚDE DO HOMEM AFRO-BRASILEIRO


A Secretaria de Políticas para Afro-descendentes (SEAFRO) está realizando o 1º Fórum de Saúde do Homem Afro-brasileiro do Amapá.

Em Macapá bem como problemas relacionados ao desemprego, educação e moradia, a saúde do homem está sendo alvo de preocupação. De 24 a 26 de agosto está sendo executado o 1º Fórum da Saúde do Homem Afro com o tema “A Saúde do Homem Afro-brasileiro do Amapá Superando Barreiras, Construindo Vida Saudável”. O principal objetivo do evento é criar propostas, ações e programas que atendam homens de todas as idades, estimulando-os a cuidar da própria saúde para ter longevidade com qualidade de vida. O fórum está sendo executado com o apoio da Secretaria de Políticas para Afro-descendentes (Seafro). Hoje, a programação do evento tem como tema o tabagismo. A programação segue assim:

Dia 24/08/10
Abertura Oficial

Local: Centro de Cultura Franco Amapaense

18h00: credenciamento

19h00: Solenidade de abertura - Conferência

19h15- Seppir

19h30: Ministério da Saúde

19h45: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

20h00: Secretaria Municipal de Saúde

20h15: Apresentação Cultural

20h30: Coquetel

Dia 25/08/10
Local: Auditório do Sindisep
Endereço: Rua Almirante Barroso, 21

9h00: Saúde Mental (Alcoolismo e outras drogas)
Palestrante: Michele Maliamar (coordenadora do programa de Saúde Mental)

9h30: Violência e outras causas externas
Palestrante: Diovana de Sena Alberto

10h15: Atenção Biopsicossocial “A Saúde do Homem- Desmistificando crenças e tabus da relação de saúde e doença”
Palestrante: Nazir Rachid Filho

12h00: Intervalo para almoço

14h30: Tabagismo
Palestrante: Enfermeiro Floriano Pantoja

15h00: Urologia (A saúde do Homem)
Palestrante: Nalisson Marques Pereira

15h45: Dinâmica de Grupo
Terapeuta: Aline Barata Pinto

15h55: Debate

17h00: Encerramento

Dia 26/08/10
9h00: Cardiopatias
Palestrante: José Cabral de Castro

9h30: Diabetes “Uma abordagem clinica e social”
Palestrante: Maurício José Cordeiro Souza (Iepa)

10h15: Doenças Genéticas (Falciforme)
Palestrante: Jorge Maciel dos Santos
Patologias do Sangue: Fabiano Fonseca de Figueiredo (Hemoap)

12h00: almoço

14h às 17h: Trabalho em Grupo
Dinâmica de Grupo: Aline Barata Pinto - Terapeuta Ocupacional
Assistente Social, mestra em planejamento em Políticas Públicas - Maria da Conceição Silva
18h00: Encerramento

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TATUAGEM SEGURA


SEGURANÇA AINDA É O MELHOR REMÉDIO

Todos os ambientes onde há procedimentos invasivos, que utilizam material perfuro-cortante devem seguir a norma da secretaria de saúde. A importância da execução de um trabalho como a tatuagem, por exemplo, é vista para o risco de contaminação seja o menor possível. Os procedimentos como o da tatuagem e piercing devem seguir rigores técnicos de anti-sepsia e a utilização de materiais esterilizados e/ou descartáveis. Doenças como a Hepatite B e C e a Aids podem ser transmitidas por apenas uma gota de sangue contaminado na ponta de uma agulha inadequadamente manipulada, sendo mais freqüentes, neste caso, as transmissões de Hepatite B e C, do que da AIDS. Para evitar contaminações desta natureza, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através de uma norma vai tornar possível um controle mais efetivo sobre as matérias-primas de agulhas e pigmentos. Produtos implantáveis ou invasivos (que adentram o corpo) de longo prazo, os pigmentos e solventes utilizados na fabricação das tintas foram classificados como produtos para saúde de classe III, de alto grau de risco. A orientação a ser seguida é de que, antes de fazer uma tatuagem o interessado verifique se os itens utilizados no procedimento tem o selo da Anvisa que traz a certificação de que o produto utilizado é seguro e está dentro dos parâmetros de esterilização adotados pela Anvisa. As novas normas são válidas para as tintas nacionais e importadas, bem como para os aparelhos, agulhas e acessórios usados nos procedimentos.Atualmente o controle sanitário se restringe às inspeções dos estúdios de tatuagem, realizadas pelas vigilâncias sanitárias municipais, em que são avaliadas a estrutura e a assepsia dos estabelecimentos.

AGENDA CULTURAL 20.08.2010

SEXTA FEIRA

LANÇAMENTO DE LIVRO
19h

Nesta sexta feira no hall de entrada da OAB/AP a partir das sete da noite, tem o lançamento do livro “De faxineiro a Procurador da República”. O livro conta a trajetória de vida do procurador federal Manoel Pastana. Você não pode ficar de fora!

MÁSCARAS DE SÃO THIAGO
19h

O grupo teatral Companhia Viva de Teatro apresenta nesta sexta feira o espetáculo “Máscaras de São Tiago” a partir das sete da noite na UEAP. A peça mostra a história da criação do município de Mazagão. Imperdível!

CONCERTOS DE VERÃO
20h

O Largo dos Inocentes novamente será palco de Concertos de Verão. A Banda Quarteto Amazon Music apresenta seu repertório a partir das oito da noite. Não perca!

FESTIVAL DE MÚSICA DO SESI
20h30

A partir das oito e meia da noite em frente a Casa do Artesão, candidatos ao Festival de Música do Sesi realizam a primeira etapa do concurso. O objetivo é revelar talentos do setor industrial do Estado. Vale a pena conferir!

SÁBADO E DOMINGO

IVETE SANGALO
22h

A musa do axé Ivete Sangalo estará trazendo mais uma vez seu show para o Amapá. A cantora se apresenta neste sábado a partir das dez da noite no Sambódromo.


19h

Neste sábado e domingo o Amapá será palco de mais uma demonstração de fé, o pastor Silas Malafaia fará uma pregação no Sambódromo a partir das sete da noite. O evento tem como atrações a cantora Nani Azevedo, pastor Jairinho, Marco Aurélio, Rachel Malafaia e Eyshila.

SANTANA
22h

Neste final de semaSantana terá a oportunidade de desfrutar do melhor do mid dance, forronejo e pagode, reunindo os ritmos que embalam o Estado. A Mandala Pumb (lê-se pamb) dá lugar à festa a partir das dez da noite.

SALT
Sessões: 17h, 19h10 e 21h30

Neste final de semana no Cine Imperator tem Salt com sessões as cinco, sete e dez e nove e meia da noite. A trama em forma de suspense narra a trajetória de uma garota que pretende ser uma agente da Cia.

ALEGRIA PARA A CRIANÇADA!

ESPAÇO VALORIZADO
A Praça Chico Noé no bairro do Laguinho está com uma programação diferente. Todos os sábados e domingos a partir das seis horas da tarde, o Grupo Coletivo de Teatro realiza atividades lúdicas para a criançada do bairro. Mas, antes do grupo mostrar seu trabalho passaram por um grande desafio. A Praça estava em estado de abandono, visual que fazia com que a própria comunidade se afastasse das poucas programações que o local proporcionava. O Grupo Coletivo de Teatro arregaçou as mangas e fez o trabalho de capina e pintura, tudo isso, para que a comunidade pudesse ver no local uma forma de passear com a família. O Grupo montou uma programação destinada às crianças e aos finais de semana alegra a criançada que vai até a praça. Atitude louvável!

TRAGÉDIA

No final desta manhã o borracheiro Raul Gomes da Silva de 23 anos teve sua vida interrompida depois de iniciar um procedimento de enchimento do pneu de uma caçamba. O pneu que estava sendo cheio explodiu e detritos da roda do veículo atingiram em cheio a cabeça do trabalhador, causando perda de massa encefálica e levando-o a óbito instantaneamente. A borracharia onde o homem trabalhava fica localizada na Rua Claudomiro de Moraes com Avenida Anhanguera no Buritizal. Que Deus possa dar conforto à família dos familiares deste trabalhador.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

2º COLÓQUIO AMAPAENSE DE FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA
Será realizado de 18 a 21 de Agosto no Museu da Imagem e do Som (MIS) no 2º piso do Teatro das Bacabeiras, o 2º Colóquio Amapaense de Fotografia. Fique por dentro:

09 a 17.08
Inscrições para a “1ª Maratona Fotográfica do Museu da Imagem e do Som do Amapá”
18.08
10h – Divulgação do tema da “1ª Maratona Fotográfica do Museu da Imagem e do Som do Amapá”
19.08
Até 12h – Entrega das imagens impressas e em arquivo digital no MIS-AP;
20.08
18h - Mostra comentada de portfólios dos fotógrafos: Camila Karina, Chico Terra;
19h30min – Mesa redonda: O fotojornalismo Amapaense (Moderação: Alexandre Brito);
20h30min – Quebra café;
21h – Palestra: Memória e melancolia: um viés na história da fotografia (Cristiana Nogueira);
21.08
14h – Início da exposição do foto-varal;
18h – Mostra comentada de portfólio dos fotógrafos: Aog Rocha, José Vasconcelos;
19h30min – Fotografia: A vida afetiva das imagens (Palestrante: Herbert Emanuel);
20h30min – Quebra café;
21h - Palestra: A fotografia na arte contemporânea (Palestrante: José Vasconcelos);

Palestras:

A fotografia na arte contemporânea;
Resumo: A fotografia como meio expressivo pode ser utilizada de várias formas pela arte contemporânea. Nessa palestra serão discutidas algumas dessas utilizações, suas implicações estéticas bem como a atual interface arte, fotografia e tecnologia;

Fotografia: a vida afetiva das imagens;
Resumo: Essa palestra trará à tona as relações estabelecidas entre a fotografia e a memória, entre o olhar, o lembrar e as relações de afetividade que essa interação cria.

Memória e melancolia: um viés na história da fotografia
Resumo: Esta palestra aborda a questão da memória, do registro e do arquivamento, presentes na fotografia desde seu início. A partir de alguns exemplos de imagens de fotógrafos e artistas contemporâneos, traremos também o conceito de melancolia, baseado na questão da aura de Walter Benjamin.

RSS Subscribe

Powered By Blogger